Conheça a receita de bolo de café fitness

Decerto, o café proporciona muitos benefícios para a saúde. De fato, ele não apenas garante sabor e aroma para as refeições como também é capaz de contribuir com funções essenciais do nosso organismo. Por isso que a ideia de preparar um bolo de café fitness cai tão bem! Além disso, é uma receita ideal para variar a forma de consumo de café sem sair da meta de reeducação alimentar.

Por que fazer esta receita?

Antes de mais nada, o bolo de café fitness não tem a intenção de fazer milagre! A princípio, a proposta é que ele ofereça uma alternativa saborosa para um lanche, sem pesar na consciência. A boa notícia é que isso vem acompanhado de outros benefícios, como os nutrientes que os ingredientes proporcionam, o baixo nível calórico e os ganhos que o café naturalmente pode garantir ao organismo.

Outro alerta necessário: esta receita não promete emagrecimento, hipertrofia e não é um suplemento. Assim, o objetivo é apenas agradar o paladar com leveza e criatividade. Ou seja, é uma forma de aproveitar os benefícios do café sem necessariamente tomar a bebida. Mas, claro, é possível harmonizar o bolo de café fitness com uma xícara recém-servida. Ficou com água na boca? Então confira a receita!

Como fazer o bolo de café fitness

Para preparar um bolo de café fitness, você vai precisar de:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite desnatado
  • 1 xícara de café recém-preparado. Sugerimos o Café América Gourmet, que é feito com uma seleção de grãos 100% arábica e traz um sabor mais complexo e envolvente
  • 1/2 xícara de óleo. Pode ser de girassol, amêndoas ou coco, que são mais saudáveis
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • farelo de aveia: 1 xícara
  • 1 xícara de açúcar demerara
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Mel e canela a gosto
  • Cacau em pó

Primeiramente, comece colocando os ingredientes secos (menos o fermento e o cacau em pó) em uma tigela: farinha integral, açúcar demerara e aveia. Mexa todos para incorporá-los bem. Em seguida, no liquidificador, bata o café, os ovos, o leite e o óleo. Quando ficar homogêneo, despeje sobre a mistura seca e mexa bem até ficar uma massa uniforme. Você pode fazer isso na batedeira, se preferir. Acrescente, então, o mel e a canela. Mexa. Por último, o fermento, e mexa novamente com uma colher para ele agir.

Unte uma forma com um pouco do óleo que você usou na receita e salpique o cacau em pó para ajudar a não grudar. Leve ao forno pré-aquecido com uma temperatura de 180 ⁰C por aproximadamente 45 minutos. Faça o teste do palito e, se tudo estiver ok, desenforme. Está pronto o seu bolo de café fitness!

Bolo de café fitness

Por que este bolo é fit?

Primeiramente porque não usa farinha de trigo branca. A integral, utilizada na receita, contém um carboidrato complexo, além de maior quantidade de fibras. O primeiro auxilia na sensação de saciedade e o segundo contribui para o bom funcionamento do organismo. A troca de açúcar refinado por açúcar demerara também é útil para adoçar a receita sem aumentar as calorias.

Por fim, o café: além de ser essencial para garantir o aroma delicioso e o sabor diferenciado, ele é fonte de zinco, potássio, ferro, magnésio, proteínas e aminoácidos. Estudos revelam que o café é eficaz na prevenção de vários tipos de câncer, como os de mama, faringe, próstata e do fígado. Ele ainda pode contribuir na prevenção dos quadros de depressão, Alzheimer e diabetes. Sem contar que a cafeína é um excelente energético!

Mas, reforçando, isso não significa que você vai utilizar o bolo como algo funcional. Pois essas qualidades estão ali só para lembrar que consumir café é sempre bom, e quando se usa a criatividade para extrair o que há de melhor nele, você só tem a ganhar. Maravilhoso, não?

Outras receitas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 + 6 =