Bolo de Chocolate com ganache – Receita fácil e rápida

Certamente, você deve estar em busca de uma receita de bolo de chocolate que seja fácil, rápida e que não seja necessário usar batedeira, certo?

Sendo assim, hoje apresentaremos uma deliciosa receita de bolo de chocolate com ganache delicioso.

Bolo de Chocolate

Ingredientes para o bolo de chocolate

A princípio, os ingredientes recomendados para este bolo, são de fácil acesso, podendo ser encontrados em qualquer supermercado ou quem sabe você até os tenha na sua casa.

  • Ovos: 4 unidades
  • Açúcar: 1 xícara de chá
  • Chocolate em pó: 1 xícara de chá
  • Óleo: 1 xícara de chá
  • Água: 1 xícara chá
  • Farinha de trigo: 2 xícaras de chá
  • Fermento: 1 colher de sopa
  • Para untar e polvilhar: manteiga, farinha e chocolate em pó

Como preparar o bolo de chocolate?

Antes de mais nada, será necessário pré aquecer o seu forna a 180 graus. Em seguida, você vai untar com a manteiga, uma forma redonda de 24 centímetros que tenha furo no meio.

A seguir, misture meio a meio, a farinha e o chocolate( para evitar que o bolo fique com aquela crosta esbranquiçada) em pó para polvilhar toda a forma redonda. Em seguida, espalhe bem a mistura na forma e depois, retire o excesso.

No bowl, coloque a farinha já peneirada para evitar que a massa fique com grumos.

Numa outra outra tijela ou até mesmo em uma batedeira, adicione açúcar e o chocolate já peneirados. Em um bowl pequeno, adicione os ovos e misture ao açúcar.

Em seguida, acrescente o óleo e misture tudo muito bem com um fue ate que fique tudo bem misturado. Mas caso queira usar a batedeira, o ideal é começar batendo em velocidade baixa para evitar que o chocolate suba, quando o chocolate já estiver incorporado a massa,  você poderá aumentar a velocidade e bater a massa alguns minutos a mais.

Pode ser na batedeira também

Caso sua opção tenha sido usar a batedeira, volte para a velocidade baixa e gradativamente, acrescente a água e a farinha de trigo de maneira alternada, batendo os ingredientes até misturar tudo. Após tudo misturado, adicione o fermento por último.

Assim que estiver tudo misturado de maneira homogênea, passe toda a massa para a forma untada e enfarinhada, coloque no forno previamente aquecido a 180 graus e deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Para se certificar se o bolo de chocolate já está pronto, espete um palito e caso saia limpo, seu bolo está pronto.

Basta retirar do forno e aguardar 20 minutos para que o bolo de chocolate esfrie um pouco para ser desenformado.

Na hora de desenformar, basta colocar um prato de bolo sobre a forma e virar rapidamente. Em seguida, deixe o bolo de chocolate esfriar totalmente para depois cobrir com a ganache.

Ganache

A ganache para o bolo de chocolate é muito fácil de preparar, são apenas dois ingredientes que podem ser encontrados facilmente nos supermercados.

Ingredientes para a ganache

Chocolate meio amargo: 200 gramas

Creme de leite fresco: ¾ de xícara de chá

Como preparar a ganache

Para servir de base no preparo da ganache. Primeiramente, coloque uma panela com um pouco de água em fogo médio para o banho-maria.

Agora, pique bem fino todo o chocolate e coloque em um bowl de vidro ou inox. Em seguida, ponha sobre a panela com água quente – evite que o bowl encoste na água quente, pois o chocolate deve derreter somente com o calor da água quente. Por fim, acrescente o creme de leite e misture até que o chocolate derreta totalmente e a mistura fique bem lisa.

A seguir, retire o bowl do banho-maria e deixe ficar morno. Ao ficar morno, coloque na geladeira por aproximadamente 10 minutinho, retire da geladeira e misture bem a ganache. Em dias muito quente, recomendamos repetir esse procedimento mais de uma vez, até que a ganache fique fria.

Agora é só espalhar totalmente a ganache sobre o bolo de chocolate e servir em seguida.

OBS.: uma outra opção de usar a ganache, é servir como musse de chocolate, bastando deixa-lo na geladeira.

Outras receitas

Olá...
Sou a Manuella Rizi!

Não tenho a pretenção de ser uma chefe de cozinha, apenas gosto de cozinhar e aprendi tudo de maneira autoditada.

Penso que os autodidatas tendem a não ficar presos em seus pensamentos e ideias. Eles não têm filtros para certo e errado, então, eles tendem a pensar fora da caixa, por assim dizer. Grandes coisas podem acontecer a todo momento! Mas não se trata de uma competição, apenas quero ser fiel às minhas ideias e ao meu público. Isso me faz feliz.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

34 − = 29